Era suposto ser "massa filo enrolada com recheio de maçã", mas a quantidade de maçã não foi suficiente para encher a tarteira. Vai daí tive de me desenrascar... recheei os restantes rolos com doce de cenoura e compota de uvas. Gostei de ver as cores quando cortei uma fatia. Gostei da mistura de sabores.


Comecei por fazer o recheio com 5 maçãs, que pelei e cortei aos bocadinhos. Coloquei-as num tacho com muito pouca água, raspa de limão, canela e 2 colheres de sopa de açúcar. Deixei ferver 10 a 15 minutos. Depois retirei do lume e deixei arrefecer.
À parte, untei uma tarteira com margarina. Com um pincel untei também, uma a uma, as folhas de massa filo com margarina derretida e recheei-as com a maçã cozida, e , quando esta acabou recheei com doce de cenoura e as duas últimas folhas de massa com doce de uvas. Enrolei com cuidado, para não rebentar, cada base de massa e fui preenchendo a forma de tarde a partir da periferia. Levei ao forno a 200º C durante 10 minutos com uma folha de alumínio por cima. Depois retirei a folha de alumínio e deixei a massa alourar durante 10 a 15 minutos. À saída do forno polvilhei com açúcar e canela.
É óbvio que aquela quantidade de maçãs não foi suficiente. Numa próxima oportunidade vou duplicar a quantidade de maçãs, ou talvez, quem sabe, rechear com compotas diferentes... ;)
Enviar um comentário