Doce e Compota de Melancia

Uma melancia gigante já madura demais foi direitinha para a panela, ou melhor, panelas. Aproveita-se o miolo e a parte branca, só se deita fora a casca. Em vez de um tipo de doce temos dois tipos com sabores completamente diferentes, cada um melhor que o outro.









Lava-se a melancia, parte-se, descasca-se, retiram-se as sementes, separa-se o miolo da parte branca, coloca-se o miolo num recipiente e a parte branca em outro recipiente.

Para o doce:
Cobre-se as partes brancas com água onde se dissolveu uma pitada de sal e deixa-se repousar umas horas (eu deixei durante a noite). Escorre-se, passa-se por água limpa, escorre-se novamente, corta-se em pedaços pequenos, pesa-se e coloca-se num tacho com igual peso de açúcar (a minha rendeu 1 kg). Para este kg, adicionei sumo de 1 limão, 1 pau de canela, 4 cravinhos e 1/2 litro de água. Foi ao lume a ferver. Está pronto quando a fruta fica translúcida e brilhante (este doce não fica muito sólido). Retiram-se os cravinhos e o pau de canela e verte-se em frascos escaldados.

Para a compota:
Com 4 kg de miolo de melancia, pesei 2,5 kg de açúcar. Corta-se o miolo em pedaços, adiciona-se o açúcar e deixa-se a maçerar umas horas ( também deixei de um dia para o outro). Coloca-se numa panela alta, junta-se dois limões grandes cortados em quartos com casca. Deixa-se ferver lentamente até ficar espesso. Retiram-se os quartos de limão, e coloca-se em frascos escaldados.

Ambos deliciosos... :D

This entry was posted in . Bookmark the permalink.