Manteiga condimentada de abóbora

Chegou a vez das abóboras. Queria fazer algo pouco convencional e para isso recorri mais uma vez ao meu livro preferido no que diz respeito a compotas e afins... Esta é sem dúvida uma sugestão diferente à qual não resisti... O autor escreve: "Esta manteiga flamejante sabe a Outono", e eu subscrevo.


A mistura de especiarias moídas deixa um cheiro fenomenal pela cozinha.





2 kg de abóbora descascada e sem pevides
600 g de açúcar mascavado
1 pau de canela
1/2 noz moscada
6 cravinhos
raspa e sumo de 2 limões

Põe-se a abóbora cortada em pedaços num tacho com um pouco de água e coze-se durante 10 minutos. Escorre-se bem e tritura-se até ficar em puré macio. Moem-se as especiarias num almofariz e juntam-se ao puré. Incorpora-se o sumo e a raspa dos limões e mexe-se muito bem. Vai a lume brando e deixa-se ferver durante 60 a 90 minutos até ficar muito espessa, mexendo com frequência. A mistura precisa de uma longa cozedura para condensar e formar a manteiga. Está pronta quando o puré começar a pegar no fundo do tacho por mais que o mexa. Deite-a em frascos esterilizados quentes e vede.

Vou fazer novamente... É que a abóbora cozida reduziu tanto que só rendeu 3 frasquinhos. Deliciosa como ficou, não vai durar muito... ;)

This entry was posted in . Bookmark the permalink.