Houses of Goa

Fez dois anos em Novembro que estive na Índia (podem ver o registo de fotos aqui). Uma das paragens dessa viagem foi Goa. Goa é linda de morrer, praia e floresta tropical aconchegam-se numa harmonia difícil de explicar e, depois deparamo-nos com locais em que parece estarmos a percorrer ruas e bairros de portugal. No meio do nada há igrejas e santuários. Do meio do nada surgem indianos que se dirigem a nós em português: "Ah Português... eu saber falar um pôquito o Português...". Estando do outro lado do mundo, sentimo-nos em casa. Em Pangim, numa biblioteca, vi este livro fabuloso. Retrata a arquitectura colonial Goesa com fotos, detalhes, plantas e esquemas. Não o comprei na altura porque não havia espaço nem condições para se transportar um livro grande, de capa rígida em backpacks...













Consegui encomendá-lo a uma universidade de Nova Deli, "devorei-o" quando chegou, e agora estou a revê-lo novamente. Vimos muitas destas casas ao vivo, de passagem. O santuário que apareçe na foto, surgiu de repente numa curva da estrada. Uma gandiosidade a espreitar por entre coqueiros gigantes. Fiquei literalmente de boca aberta.
Há hoje em dia em Goa, movimentos, universidades e organizações que estão a tentar preservar a memória portuguesa naquelas paragens, não só na preservação do património, da língua, mas também com registos culturais exaustivos, dos quais este livro é um exemplo excelente. :)

Agora fiquei nostálgica...
Índia foi sem dúvida, até agora, a viagem da minha vida, e ficou tanto por conhecer...
Tenho de voltar... pois tenho...

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

1 Response to Houses of Goa

  1. Essas cores de Goa são incríveis! Ora aí está um dos sítios que gostava de visitar:)