Jardim da Estrela

Conheçi por dentro o Jardim da Estrela ou Jardim Guerra Junqueiro quando começei a participar na Crafts & Design. Já tinha passado por lá diversas vezes, mas nunca parei para disfrutar e admirar aquele espaço lindo. O povoamento daquela zona de Lisboa foi feito a partir da construção da Basílica da Estrela nos finais do século XVIII. No entanto, a construção do jardim, na altura chamado "Passeio da Estrela", só começou em meados do século XIX com ajuda do arquitecto paisagístico Pedro José Pezerat.



Por volta de 1870, a vida no Passeio da Estrela era intensa, pois tornavam-se frequentes as festas de caridade promovidas por senhoras de alta sociedade com as suas quermesses, tômbolas e outras atracções. A partir dos finais do séc XIX deixou de ser o local preferido da aristocracia e passou a ser frequentado pelos populares. Perderam-se as características iniciais e o espaço ganhou um novo perfil. Foi neste Jardim que esteve em exposição um leão oferecido por Paiva Raposo, o famoso "Leão da Estrela".





No coreto tocava todos os domingos uma banda regimentar, um verdadeiro arraial, e existiu uma montanha russa, única na cidade.







Composto por árvores seculares, aliadas a espaços ajardinados, espaços de lazer para crianças e adultos, este é um espaço que tem acompanhado o decorrer dos tempos de uma forma muito vincada. É um apontamento verde, calmo numa cidade em constante movimento. É uma das muitas razões que me fazem gostar cada vez mais desta Lisboa, não sendo eu alfacinha.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

1 Response to Jardim da Estrela

  1. Foi muito bom ler um pouco da história que desconhecia do Jardim da Estrela:)