Azeite...

A azeitona está no ponto para ser colhida. A azáfama é grande. É trabalho árduo mas vai valer a pena. Do lagar vai sair azeite de qualidade. Daquele que solidifica com o frio do inverno. Daquele com baixo grau de acidez. Algumas azeitonas vão ficar para serem retalhadas e depois comidas assim simples, ou com broa, ou... :D









A apanha da azeitona não é novidade para mim. O meu avô tinha olivais. Era uma empreitada de semanas a fio, desde o nascer ao pôr do sol. Com chuva, geada, frio. Cabia-me subir ás oliveiras para varejar os ramos mais altos. Um belo dia, ao saltar da oliveira torçi o tornozelo numa raiz escondida pelo pano de sarapilheira. Fiquei uma semana em casa... repouso. Que mau... os meus amigos a brincar na rua, a família o dia inteiro no campo... e eu... repouso. Que bom... não podia ir à escola, não tinha de ajudar a minha mãe a limpar ou cozinhar...
O meu pai ainda tem algumas, poucas, oliveiras. Aproveita a azeitona para retalhar. O azeite, esse, compra-o aos vizinhos... É mais prático. :)
Este ano, eu, não vou comprar azeite... É boa a colheita. ;)

This entry was posted in . Bookmark the permalink.