Doce de mirtilos

A vizinhança por aqui é generosa. Volta e meia estamos a receber melancias, batatas, bolos. Desta vez foram mirtilos. E mais uma vez a quantidade era tanta que teve de se arranjar uma solução de emergência para não se estragarem: doce de mirtilos.







1 kg de mirtilos
sumo de 4 limões
1 kg de açúcar (usei 750 g)
115 g de pectina* líquida (não usei)

Colocam-se o mirtilos numa panela funda juntamente com 150 ml de água e o sumo dos limões. Leva-se a mistura ao lume até levantar fervura, depois baixa-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando durante 10 min, ou até os frutos amolecerem.
Adiciona-se o açúcar, mexendo em lume brando até o açúcar se dissolver. Aumenta-se o lume e dá-se uma fervura rápida durante 3-4 min.
Junta-se a pectina e deixa-se ferver por mais um min até solidificar.
Deita-se em frascos esterilizados quentes e veda-se.
Nota: Como não tinha pectina, tive de deixar ferver bastante o doce até fazer ponto estrada.

*A pectina é uma fibra solúvel que existe naturalmente em alguns frutos, quando combinada com açúcar e ácido forma uma aglutinação que faz com que o doce ou compota solidifique. Um fruto pobre em pectina precisa de mais tempo de fervura para atingir a concentração correcta de pectina. Adicionar pectina extra permite um tempo de fervura mais curto e, por conseguinte um sabor mais fresco.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.