Cais Palafítico

Na Carrasqueira, perto da Comporta, em pleno Estuário do Rio Sado, existe um emaranhado de estruturas, o Cais Palafítico, que surgiu por volta dos anos 50 e foi crescendo desde essa altura até aos dias de hoje. Possibilita aos pescadores da zona passarem sob as extensas áreas de lodo permitindo o acesso às embarcações e a própria faina durante a baixa-mar. Cada passadiço esconde pelo menos dois pequenos embarcadouros individuais, povoados de barcos de cores garridas e nomes sugestivos.











Os pescadores eram poucos naquela época. As populações locais foram abraçando cada vez mais a pesca como complemento à agricultura. Chegando à conclusão que afinal a pesca era mais lucrativa, inverteram-se os papéis. No entanto a agricultura não foi posta de parte. O muro de maré continua a proteger os campos agrícolas do avanço das águas. Aqui, a pesca não é só trabalho de homens, as mulheres não ficam em terra a ver os barcos partir. Eles trabalham juntos. Ombro a ombro.
Estas fotos foram tiradas pela Joana G. durante a maré baixa. Quando visitei o local, estava tanto vento e tanto frio que nem conseguia tirar as mãos dos bolsos nem pensar em tirar fotos. A maré estava cheia e as águas revoltas dando uma sensação de enjoo. ;)
A visão do cais deixa-nos estarrecidos... parece que estamos a recuar no tempo.... parece irreal, mas existe e deslumbra.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.