Guerra

Ontem fui ao cinema...



É um documentário de animação que relata como o realizador israelita tenta ultrapassar o seu trauma de guerra, após ter participado como soldado na guerra do Líbano e nos massacres de Sabra e Shatila nos anos 80.
Um relato pessoal de alguém que, como qualquer humano, tem medo, sofre ao ver atrocidades, desespera com a visão de mortos e feridos...
Saí do filme a tentar compreender que eles, os soldados, independentemente do país que servem, apesar de tudo, estão só a obedecer a ordens, são novos demais, têm demasiado medo para conseguirem pensar... mas será isto desculpa para as atrocidades que chegam constantemente ao nosso conhecimento? Afinal quem são os bons e os maus? Em meu entender, entre bons e maus, há vítimas, demasiadas vítimas, devido á sede de poder, e á ambição de alguns.
No final, um choque, são mostradas sequências reais, imagens de arquivo como que a dizer... acordem... isto não foi um simples filme de animação, isto aconteceu. E o que é pior, continua a acontecer... Infelizmente.


This entry was posted in . Bookmark the permalink.